Barreiros, maior distrito do município de Riachão do Jacuípe, foi contemplado pelo Plano de Universalização da Anatel, por meio de um leilão reverso realizado em 2024. A iniciativa tem o objetivo de levar telefonia móvel de qualidade a comunidades rurais em todo o país. Barreiros foi uma das cinco localidades beneficiadas naquele ano na Bahia, o que reforça sua importância estratégica e social para a região.
A comunidade foi contemplada, mas até agora o serviço não chegou efetivamente às mãos da população. Situação parecida também é vivida por moradores da comunidade Ouro Verde, no município de São Domingos, onde a estrutura foi montada, mas o acesso ainda não foi viabilizado. Em ambas as localidades, as pessoas aguardam ansiosas pelo início da distribuição dos chips e pela liberação prática do serviço.
Importante destacar que quando uma comunidade é incluída em uma licitação do Governo Federal, como essa do Ministério das Comunicações, ela é automaticamente excluída do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de que o sistema federal funcione plenamente. Enquanto isso não acontece, as comunidades ficam em um limbo digital.
A próxima licitação federal está marcada para o dia 12 deste mês, e entre os distritos baianos contemplados na nova fase está Santo Antônio, também do município de São Domingos, que agora passa a integrar essa nova etapa do programa nacional.
A comunidade denuncia que, sem acesso prático ao serviço, a proposta de inclusão digital fica apenas no papel. A ausência de atendimento, suporte e distribuição de chips transforma o que seria um avanço em mais uma frustração para os moradores.
A população de Barreiros reivindica:
Campanhas de orientação sobre o sistema implantado;
Distribuição de chips ou planos acessíveis para uso imediato;
Canal de suporte técnico direto com os moradores.
Brisa Net é a responsável oficial
A Brisa Net foi a empresa vencedora do leilão da Anatel para atender a localidade. Fundada em 1997, a operadora tem forte atuação no Nordeste e é, atualmente, líder em banda larga fixa na região. A empresa também venceu lotes do leilão 5G da Anatel e vem investindo na expansão por meio de fibra óptica e rede móvel.
A expectativa das comunidades de Barreiros e de Ouro Verde, município de São Domingos, é que, com a regularização da operação e a atuação efetiva da empresa responsável, a conectividade prometida saia do campo técnico e chegue, de fato, às mãos de quem mais precisa.
Redação CN