A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.
O Território do Sisal apresenta uma dinâmica populacional desigual, segundo levantamento do Calila Notícias com base nos dados do Censo 2022 e nas estimativas populacionais de 2025, divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (28). O CN fez um comparativo não seguido o apresentando pelo IBGE que foi de um ano, e sim de 3 anos conforme tabela abaixo. O comparativo de um ano o destaque na região fica para Nordestina que ao lado de Luiz Eduardo conseguiu superar 1% de aumento populacional.
A região composta por 20 municípios, o comparativo entre os números de 2022 e as estimativas de 2025 mostra que 10 municípios aumentaram a população, enquanto outros 10 tiveram queda populacional, refletindo a migração interna e o crescimento urbano concentrado em polos regionais.
O levantamento evidencia que os municípios maiores, como Serrinha, Conceição do Coité, Tucano, Araci e Monte Santo, continuam a registrar crescimento populacional, enquanto cidades menores, em geral, sofrem redução na população, refletindo migração para centros urbanos e mudanças econômicas regionais.
Segundo os dados do IBGE, a população do Território do Sisal continua concentrada em poucos polos, mostrando que metade das cidades enfrenta queda populacional, cenário semelhante ao verificado em grande parte do Brasil.