Após passar pelos municípios de São Domingos e Retirolândia, a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) chega a Santaluz nesta quinta-feira (4) para oferecer serviços gratuitos à população.
A iniciativa leva orientações jurídicas e atendimentos em diversas áreas do direito para cidadãos que, muitas vezes, não têm fácil acesso aos serviços da Defensoria. Em São Domingos, na última segunda-feira (1º), foram realizados 59 atendimentos ao longo do dia, envolvendo desde orientações jurídicas até pedidos de retificação e emissão de documentos. Já em Retirolândia, a unidade esteve presente nos dias 2 e 3 de setembro.
Em Santaluz, o atendimento acontece na Praça principal da cidade, das 9h às 16h, com serviços como:
orientações jurídicas em áreas cível, de família, consumidor e outras;
retificação de registros civis;
emissão de 2ª via de documentos;
atendimento para exames de DNA em processos de investigação de paternidade;
distribuição de cartilhas de educação em direitos.
A coordenadora da Unidade Móvel, Camila Berenguer, destaca que a proposta da ação vai além do atendimento individual: “Além de ouvir as demandas da população, a Defensoria promove a educação em direitos, garantindo que mais pessoas conheçam seus deveres e, principalmente, seus direitos”, afirmou.
A atividade conta com o apoio de defensores públicos que atuam na região sisaleira e de servidores da instituição lotados em Salvador e Feira de Santana.