A produção científica e artística da educação pública baiana ganha projeção nacional com a participação do professor Ricardo Thadeu Guimarães Souza, vice-gestor do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP) II João Campos, em Riachão do Jacuípe. Ele representa a rede estadual no 39º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), realizado na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. “É uma grande honra ser um dos representantes de meu Estado em um evento tão significativo”, afirmou.
O professor apresenta o estudo “Revista Hera (1972-2005): uma análise da poesia marginal em Feira de Santana sob a perspectiva bourdieusiana”, na qual, a partir dos conceitos de campo, habitus e capital, analisa como as estruturas sociais influenciam as práticas e os gostos dos indivíduos, mas sem determiná-los rigidamente.
O trabalho do docente investiga a atuação de um grupo literário do interior baiano e os mecanismos simbólicos que moldaram suas relações e trajetórias. “Minha pesquisa busca lançar luz sobre uma produção literária que surgiu no interior da Bahia, mas que dialoga com questões centrais da literatura brasileira contemporânea”, ressaltou.
Pesquisa e criação em evidência
O trabalho acadêmico será apresentado na quinta-feira (2). Nesta quarta (1º), no mesmo evento, Ricardo Thadeu lança sua história em quadrinhos, intitulada “Revelação”. A história em quadrinhos, escrita por ele e ilustrada por Dieferson Trindade, aborda a fotografia como caminho para recuperar lembranças que pareciam distantes. A narrativa acompanha uma personagem hospitalizada que retoma fragmentos de sua trajetória ao folhear um álbum. O autor destaca a memória como eixo criativo. “Ela serve como matéria-prima para criar obras que misturam lembranças, afetos e reconstruções subjetivas da vida, o que aproxima o leitor da dimensão humana e permite traduzir visualmente lacunas, distorções e afetos que marcam a lembrança”, explicou.
Ricardo Thadeu é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Progel-UEFS) e faz parte do grupo de pesquisa “Poesia, imagem, paisagem e performance”, orientado pelo professor Idmar Boaventura, coordenador do programa. A presença de uma produção literária com identidade baiana e de uma obra visual autoral em um encontro nacional reforça o protagonismo de educadores da rede pública da Bahia.
Ao levar à ANPOLL uma pesquisa vinculada às raízes culturais do Estado e uma criação artística que dialoga com o imaginário coletivo, o professor amplia o alcance da escola pública na formação de leitores e produtores de conteúdo. “Espero que esta participação sirva como incentivo tanto para professores, como para estudantes da rede, inspirando a valorização das experiências artísticas locais e a produção científica”, declarou.
CN | SECOM/BA