O Bahia bateu o Flamengo por 1 a 0 na Fonte Nova e acabou com a sequência de 12 jogos sem vencer o adversário carioca, neste domingo, 05, pelo Brasileirão. Com a expulsão de Danilo aos 12 minutos, o time de Rogério Ceni assumiu o controle da partida e abriu o placar no primeiro tempo, com Willian José. O Rubro-Negro esboçou uma reação, mas viu as esperanças acabarem quando Wallace Yan, que havia acabado de entrar no jogo, recebeu dois cartões amarelos e foi expulso, deixando o time com dois jogadores a menos.
Primeiro tempo
Bahia e Flamengo faziam um início de jogo equilibrado, com algumas jogadas bem tramadas pelas duas equipes. Até que, aos 12 minutos, o zagueiro Danilo acertou o rosto de Tiago com pé alto e recebeu o cartão vermelho. Com um a mais, o Esquadrão assumiu o controle da posse de bola, fez seu jogo no campo de ataque e empurrou a defesa do Flamengo para perto da área. O Rubro-Negro teve de sacar o atacante Pedro para colocar o zagueiro Cleiton para reforçar a defesa. Ainda assim, conseguiu uma escapada perigosa. Arrascaeta colocou Lino de frente para Ronaldo, e o goleiro fez uma grande defesa. Pouco depois, o Bahia reagiu e foi fatal. Jean Lucas venceu dividida com Cleiton na entrada da área do Flamengo e passou para Tiago, que deixou para Willian José bater no canto e abrir o placar. Não houve tempo para reação rubro-negra no primeiro tempo.
Segundo tempo
O cenário no início do segundo tempo foi semelhante ao apresentado na primeira etapa. O Bahia permaneceu com a posse de bola. E o Flamengo, recuado. No entanto, o time da casa, com um a mais, era tímido na construção do ataque, por vezes forçando passes longos, sem agredir com contundência a defesa rubro-negra. O técnico Filipe Luís colocou homens de mais mobilidade no meio e no ataque para tentar jogar em transição. Aos 22 minutos, Wallace Yan entrou e teve uma atuação desatrosa. Com 10 minutos em campo, ele cometeu atos de indisciplina em sequência, recebeu amarelo por reclamação junto ao 4º árbitro e foi expulso por acertar uma braçada em Gilberto, com quem havia discutido. Apesar de ter dois a menos, o Flamengo ensaiou um empate, com bola aérea, que Ortiz concluiu com perigo e parou em Ronaldo. Mas o Bahia conseguiu administrar os últimos minutos e ficou com os três pontos.
Classificação
Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança do Brasileirão. O time tem 55 pontos, mesmo número do Palmeiras, que leva vantagem no número de vitórias. A equipe paulista tem um jogo a menos.
O Bahia, por sua vez, subiu para o quinto lugar e tem 43 pontos, mesma pontuação do 4º colocado Botafogo, que tem saldo superior.
Próximos compromissos
Com a Data Fifa de 6 a 14 de outubro, o Campeonato Brasileiro ficará paralisado.
Daqui a onze dias, o Bahia volta a campo para o clássico com o Vitória, no Barradão, em 16 de outubro.
O Flamengo também terá um clássico para tentar retomar a liderança. O adversário será o Botafogo, no dia 15 de outubro, no estádio Nilton Santos.