Território do sisal – A Secretaria Municipal de Saúde de Tucano confirmou, na sexta-feira (10), a investigação de um caso suspeito de intoxicação por ingestão de substância possivelmente adulterada com metanol.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, o paciente apresentou sintomas após o consumo e recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Municipal Mariana Penedo, onde segue sob acompanhamento médico.
A Vigilância Sanitária do município, em parceria com o Núcleo de Epidemiologia do hospital, o Núcleo Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), iniciou uma fiscalização rigorosa para identificar a origem do produto e adotar as medidas cabíveis.
A Secretaria de Saúde também alertou a população sobre o risco de consumir bebidas ou produtos de procedência duvidosa e destacou que as equipes seguem mobilizadas para garantir a segurança e a saúde dos moradores.
Situação atual — Brasil e Bahia
-
O Ministério da Saúde confirmou 29 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica até 10 de outubro de 2025.
-
Além desses, há 217 casos em investigação em todo o país.
-
Na Bahia, foram 2 casos suspeitos notificados.
-
Também é investigado um óbtio em Feira de Santana-BA que pode ter relação com intoxicação por metanol.
-
O Ministério da Saúde enviou 90 ampolas de antídoto para a Bahia como parte das ações de enfrentamento.
Sintomas por intoxicação
Segundo fontes como o Ministério da Saúde, órgãos de vigilância e especialistas, os sintomas podem variar de leves a graves, e se manifestam com atraso, o que dificulta a identificação precoce.
Aqui estão os principais:
-
Sintomas iniciais (podem aparecer entre 6 a 24 horas, às vezes até 72h, depois do consumo):
-
Sensação de embriaguez persistente, embora não tenha sido consumido muito álcool — ou os efeitos são mais duradouros do que o esperado.
-
Náuseas, vômitos, dor abdominal forte ou desconforto gastrointestinal.
-
Dor de cabeça, fraqueza geral, tontura.
-
-
Sintomas de alerta neurológico ou visual:
-
Alterações visuais: visão turva, borrada, pontos cegos (“manchas”), fotofobia. Pode avançar para perda de visão permanente.
-
Confusão mental, somnolência, vertigem.
-
Convulsões, perda de consciência — em casos mais graves.
-
-
Outros sinais:
-
Respiração acelerada (taquipneia), sudorese.
-
Alterações metabólicas graves — por exemplo acidose metabólica, que ajuda a distinguir de apenas embriaguez por álcool comum.
-