O governador Jerônimo Rodrigues estará pela primeira vez em Conceição do Coité no próximo dia 15, pela manhã, em uma agenda que marca a sua estreia oficial no município desde que assumiu o governo da Bahia. Nem mesmo durante a campanha eleitoral o então candidato havia visitado Coité. A última visita de Jerônimo à Coité foi no fim de dezembro de 2020 quando o mundo vivia a pandemia do novo Coronavírus. Ele era o secretário de Educação do Governo Rui Costa, que visitou a cidade para inaugurar o Complexo Poliesportivo Educacional.

Ao final do compromisso em Conceição do Coité, Jerônimo seguirá para Riachão do Jacuípe 30 km distante, onde cumprirá agenda às 14 horas. Nos dois municípios, o governador estará anunciando novas ações do Governo do Estado, com destaque para investimentos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), especialmente em obras de rodovias, um dos pontos centrais da visita.
De acordo com informações repassadas ao Calila Notícias pelo deputado estadual Alex da Piatã, o governador tem mantido diálogo constante com sua base e reforçado o compromisso de ampliar os investimentos na região.
“O governador tem conversado muito conosco sobre a importância de fortalecer os investimentos em infraestrutura no interior da Bahia, e Conceição do Coité está entre as cidades que mais têm recebido atenção do governo. Já tivemos ações importantes e novas obras serão anunciadas”, destacou o deputado Alex da Piatã.
A visita também tem relevância política. Tanto Conceição do Coité quanto Riachão do Jacuípe são administrados por prefeitos filiados ao União Brasil, partido que integra o grupo de oposição ao governo estadual. Esses gestores, assim como suas famílias, possuem uma trajetória política historicamente ligada ao carlismo, corrente liderada no passado pelo falecido ACM e atualmente representada por ACM Neto.
Essa ligação se estende a gerações anteriores, cujos familiares tiveram papel importante na história política dos dois municípios e ajudaram a consolidar a presença da antiga base carlista no território.
Com isso, a visita do governador Jerônimo Rodrigues a dois redutos tradicionalmente oposicionistas tem despertado atenção em todo o cenário político baiano, sendo vista como um gesto de aproximação institucional e de fortalecimento das ações do Governo do Estado no interior.
O governador Jerônimo gravou um vídeo falando de sua visita à Conceição do Coité, inclusive já sabe que o prefeito Marcelo Araújo não vai estar na cidade por ter compromissos externos e que designou seu vice Marquinhos de Renato para representá-lo.
É verdade que Marcelo Araújo sempre cumpre agendas externas, mas uma visita do governador ao seu município as chances de ele subir no palanque mesmo estando na cidade, são poucas. Até hoje não se tem registro de nenhum ato do Governo com a presença do prefeito de Coité, sempre que o município recebe algum benefício que vai receber é o vice Marquinhos que é filiado ao Solidariedade que aderiu a base governista logo nos primeiros meses do Governo Jerônimo.
Em agosto deste ano, o prefeito Marcelo fez um discurso na Câmara de Vereadores dizendo que não se vendia, sobre procurar Jerônimo em busca de obras.
Pela fidelidade ao grupo e a bandeira carlista, pela postura de politico independente, a quem acredite que Araújo jamais apoiaria o Governo petista.




