Teve início em toda a Bahia na última segunda-feira, 12, o período de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026. O sistema educacional do Estado atende, em média, cerca de 700 mil estudantes, distribuídos entre o Ensino Médio regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA) e outras modalidades, reafirmando a importância da escola pública na formação educacional e profissional da população baiana.
Em Conceição do Coité, um dos destaques da rede estadual é o Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, instituição reconhecida como única do município por ofertar o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, além de modalidades voltadas para jovens e adultos que buscam concluir os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho.

De acordo com a diretora da unidade, Aloizia Barros de Oliveira, o colégio já iniciou a mobilização para o novo ano letivo. “O Olgarina já iniciou a divulgação das matrículas para o ano letivo de 2026, reafirmando seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e voltada para a formação integral e profissional dos estudantes da rede estadual da Bahia”, destacou.
A gestora ressaltou ainda que a escola se diferencia por ofertar Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, além das modalidades PROEJA e Subsequente (PROSUB), ampliando o acesso à qualificação técnica e criando oportunidades concretas de inserção e crescimento no mundo do trabalho. Veja no fim desta matéria perguntas e respostas sobre matriculas e cursos

Para o ano letivo de 2026, no turno matutino, no formato integrado ao Ensino Médio, serão ofertados os cursos técnicos em:
Administração
Recursos Humanos
Informática
Biocombustíveis (novidade para 2026)
No turno vespertino, também no formato integrado, a unidade disponibilizará os cursos de:
Administração
Recursos Humanos
Já no turno noturno, o colégio atenderá dois públicos distintos. Na modalidade PROSUB, voltada para estudantes que já concluíram o Ensino Médio, serão ofertados os cursos de:
Manutenção e Suporte de Computadores
Recursos Humanos
Secretariado
Na modalidade PROEJA, destinada a jovens e adultos com mais de 18 anos que ainda não concluíram a Educação Básica, será ofertado em 2026 o curso de:
Secretariado, com duração de dois anos e meio
Essa modalidade integra a formação geral à educação profissional, garantindo ao estudante a conclusão do Ensino Médio aliada a uma qualificação técnica, fortalecendo a autonomia, a cidadania e a empregabilidade.
Segundo a direção, a diversidade de cursos, turnos e modalidades reforça o papel do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro como um espaço de transformação social, acolhendo diferentes trajetórias de vida e promovendo inclusão, desenvolvimento humano e formação para o trabalho.
As matrículas para 2026 representam, portanto, uma importante porta de entrada para um futuro de oportunidades, aprendizado e construção de novos projetos de vida para a juventude e para jovens e adultos de Conceição do Coité e região.
Perguntas e respostas
Ver essa foto no Instagram
Este ano, em todo o estado serão ofertadas 100 mil novas vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); para o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Subsequente (PROSSUB); e para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional na Bahia (EjaEPTBahia). Ao todo, serão 91 cursos disponibilizados por 591 unidades escolares em todo estado.



