O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda oficial na Bahia nesta sexta-feira, 6, com foco no fortalecimento da saúde pública. Em Salvador, Lula participa da entrega de ambulâncias do SAMU e de equipamentos hospitalares por meio do Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal voltado à ampliação e modernização do Sistema Único de Saúde (SUS).
A principal atividade acontece no Parque de Exposições, na capital baiana, onde serão apresentados veículos e equipamentos que passam a integrar a rede de atendimento do SUS em diversos municípios do estado. A agenda é realizada em parceria com o Governo da Bahia e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de ministros, parlamentares e gestores municipais.

Entre os itens entregues estão novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fundamentais para o atendimento pré-hospitalar e para a redução do tempo de resposta em casos de urgência e emergência. Também fazem parte da agenda equipamentos destinados a unidades de saúde, incluindo hospitais e estruturas de média e alta complexidade, reforçando a capacidade de atendimento da rede pública.
De forma direta ou indireta, todos os municípios do Território do Sisal serão beneficiados pelas ações anunciadas. Ao todo, os 20 municípios que integram a região, passam a ser contemplados com reforço na rede de saúde, seja por meio da ampliação do atendimento do SAMU, do fortalecimento da estrutura hospitalar regional ou do acesso a serviços especializados dentro da lógica de regionalização do SUS.
A Bahia tem se consolidado como um dos principais focos do Novo PAC Saúde. Entre 2025 e 2026, o estado foi contemplado com mais de R$ 3 bilhões em recursos do Novo PAC Seleções, destinados a obras e ações nas áreas de saúde, educação, saneamento e infraestrutura urbana.
Ambulâncias do SAMU

Em julho de 2025, o presidente Lula esteve em Juazeiro, no norte do estado, onde lançou o programa Agora Tem Especialistas, iniciativa complementar ao Novo PAC que tem como objetivo reduzir filas por consultas, exames e procedimentos especializados no SUS, além de ampliar o acesso da população a atendimentos de média e alta complexidade.
Além do caráter administrativo, a agenda presidencial também possui dimensão política e simbólica. A visita ocorre em um momento de agenda conjunta com o governador Jerônimo Rodrigues e também integra o calendário de atividades relacionadas ao aniversário do Partido dos Trabalhadores na Bahia.




