A vereadora Marli Simões dos Santos, PT, reassumiu nesta quinta-feira, 19, o mandato na Câmara Municipal após permanecer cerca de 120 dias afastada para atuar na Casa Civil do Governo do Estado, em Salvador.
Marli de Bandiaçu como é conhecida politicamente fez o pedido na quarta-feira, 18, com um ofício direcionado a Presidência da Casa, e na quinta-feira, ela reasumiu a cadeira no Legislativo. Veja na íntegra o pedido o ofício para reintegração
Em contato com o Calila Notícias, a parlamentar explicou que decidiu deixar a função no Executivo por não ter se adaptado à rotina na capital baiana. “Foi uma experiência importante, mas não me adaptei a Salvador. Por isso optei por retornar ao mandato para continuar o trabalho junto à população”, afirmou.

Na ocasião do afastamento da vereadora em outubro do ano passado, houve comentários que seria algo estratégico para que o suplente de vereador Professor Danilo (PT) assumisse o cargo, mas houve uma mudança na legislação que impede posse temporária de suplentes.
PT acionou a Justiça para tentar empossar Professor Danilo
A licença abriu espaço para disputa interna. O Partido dos Trabalhadores ingressou na Justiça com mandado solicitando que a Câmara convocasse o primeiro suplente, Professor Danilo, entretanto, segundo o presidente da Câmara, Nego Jai, a legislação vigente não autorizava a convocação de suplentes nessa situação. Com isso, foram 4 meses com a bancada da oposição com uma voz a menos.
Negativa de pressão política
Sobre os comentários nos bastidores políticos de que aliados e financiadores da campanha teriam pressionado Marli a renunciar ao cargo para permitir que o primeiro suplente do PT, Danilo, assumisse a vaga definitivamente, a vereadora negou a informação. “Minha decisão foi pessoal. Não existe isso de pressão para abrir espaço para suplente”, declarou,
Câmara volta a ter 15 vereadores
O presidente da Câmara José Jailmo (União) confirmou a reintegração da parlamentar. Com a posse de Marli, o Legislativo municipal voltou a contar com 15 vereadores. O PT passa a ter novamente três representantes na Casa: Urbano do Sindicato, Luzia da Saúde e Marli de Bandiaçu.




