O Mutirão de Documentação para as Mulheres Trabalhadoras Rurais é uma ação da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MDA) que desde 2002 vem sendo executado no Brasil fruto das reivindicações das mulheres do campo e da floresta durante a Marcha das Margaridas em 2000. O Mutirão será realizado em Conceição do Coité por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), entre os dias 16, 17,18 e 19 de março.
As mulheres trabalhadoras rurais coiteenses vão poder tirar a primeira ou segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteiras de Identidade (RG); de Trabalho e da Previdência Social (CTPS); Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e certidões de nascimento e casamento. As trabalhadoras rurais ainda poderão ter acesso a serviços de consultoria sobre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A ação prevê a emissão de 1000 (mil) documentos para mais de 600 pessoas. “Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania.
Com a documentação, essas pessoas podem ter acesso a vários benefícios, tais como aposentadoria, auxílio maternidade, acesso a inclusão em programas e projetos governamentais como Bolsa Família, crédito rural, cisternas, habitação e muito mais”, ressalta Gilca Carneiro Morais, secretária de Mulheres do SINTRAF.
Além do mutirão de documentação o sindicato em parceria com o Movimento de Organização Comunitária – MOC e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia – SPM, realizará uma série de atividades no município neste mês de março. Serão inúmeras ações visando empoderar as mulheres de seu verdadeiro lugar na sociedade, refletindo temas como a geração de trabalho e renda, o combate a violência doméstica, saúde pública, dentre outros.
Fonte: Ascom SINTRAF/Gilcimar Pereira