O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, reuniu na manhã de segunda-feira (23), em Salvador, prefeitos e vice-prefeitos eleitos pela legenda para discutir os rumos do partido no estado. O encontro marca o momento de reestruturação do partido visando às eleições do próximo ano e, segundo Geddel, o PMDB deverá lançar uma candidatura própria e garantiu não haver hipótese das oposições laçarem mais de um candidato a governador.
Segundo ele, já está conversando com o ex-governador Paulo Souto, com os prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo, de Salvador, ACM Neto, com o PSDB, PTN, “enfim, com todos os partidos de oposição e o sentimento é único, ou seja, as oposições vão lançar apenas um candidato”, garantiu o líder pmdebista.
Durante duas horas, as lideranças presentes deram o testemunho dos problemas que afligem seus municípios, em especial, a falta de segurança, e ressaltaram a necessidade de trilhar um caminho novo para a Bahia em 2014.
Após ouvi-las, Geddel afirmou que “é muito difícil expressar em palavras o sonho que tenho no coração”. Mas sei muito bem que milhares baianos já compreendem e compartilham nossa mensagem. Que é simples e objetiva: construir um estado ágil e eficiente, que preste bons serviços para os seus cidadãos.
Um estado que se comprometa em solucionar os problemas mais graves de saúde, educação e segurança, e que, fundamentalmente, resgate o orgulho e a esperança. E é com a força de quem tem coragem, com a energia de quem tem fé, com a alegria de quem, acima de tudo, acredita na nossa gente e na nossa terra, que juntos
Ele disse também que estava convencido que o PMDB terá a cabeça da chapa e chamou atenção de todos para necessidade de cuidar do partido, organizar os jovens, as mulheres e torna-lo cada vez mais forte em suas bases. Ao finalizar, Geddel arrancou aplauso da militância ao afirmar que suas pretensões estavam bem abaixo da Bahia e que o momento é de união.
Segundo o secretário geral do partido, João Santana, a ideia de reunir os prefeitos e vice-prefeitos do partido, surgiu do vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes, que é membro da executiva e um dos nomes que vem sendo cogitado para disputar uma vaga para Assembleia legislativa no próximo ano.
Alex disse ao CN que tem viajado por todo estado, em especial aos municípios da região nordeste, conversando com as lideranças locais, incentivando e ajudando a organização do partido, seus núcleos de mulheres e jovens, além das bases nos bairros e nas comunidades rurais. “O PMDB é um partido de massas, que continuará atuando, permanentemente, em todos os lugares onde os brasileiros moram e trabalham, e não somente nos Poderes Executivo e Legislativo. É uma organização que vincula osmovimentos sociais e reivindicatórios à vida política sem tutelá-los e vive um momento muito bom da sua história.”
Alex Lopes, que preside o partido em Conceição do Coité, avaliou de forma positiva a reunião e finalizou a conversa com CN lembrando que o PMDB é um partido genuinamente brasileiro e popular. “Ele foi o estuário da resistência democrática que retirou o Brasil da ditadura e o colocou na democracia. Hoje, o Partido continua sendo o veículo da mudança. Nós queremos e lutamos pela criação de empregos, salários dignos, multiplicação de empresas pela livre iniciativa e assegurar o direito à educação e à saúde, à habitação decente, à segurança da vida e do patrimônio, ou seja, problema que iremos enfrentar, em suma, é a democratização das oportunidades de uma vida melhor”, concluiu Alex da Piatâ, como é conhecido.
Da redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas