A plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT na macrorregião de Alagoinhas, neste sábado (12), foi definida pela moradora Brandina Santos, de 59 anos, como uma oportunidade de traçar propostas para a formação educacional dos filhos e filhas da região. Ela não tem filiação partidária e quer participar da construção do PGP, dando prioridade ao tema.
E, por falar em educação, a caravana do grupo, liderada pelo pré-candidato ao governo, Rui Costa (PT), escolheu o auditório da Universidade de Ensino Superior da Bahia (Unirb) para implantar o diálogo com baianos e baianas das cidades do território Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas e, também, do território de identidade Metropolitana de Salvador.
A 15ª plenária itinerante do programa de governo reuniu cerca de mil pessoas, que, a partir da implantação, vão definir novas propostas para os territórios, com base nos eixos desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e gestão. Lideranças do PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e do Solidariedade também acompanharam a chapa majoritária no ato partidário.
O pré-candidato Rui Costa abriu o discurso com o tema educação, registrando os avanços que a Bahia teve a partir da gestão Wagner. “Esse estado passou 200 anos com uma única universidade federal, a faculdade de medicina, instalada no Pelourinho, em Salvador. Mais tarde, transformada na UFBA. Hoje, são cinco universidades federais e a nossa juventude quer mais”.
A implantação de uma universidade na região nordeste da Bahia foi pautada pelos participantes durante a plenária. Outros projetos e ações serão elaborados pelo conjunto de cidadãos que vão contribuir com o PGP. “Queremos construir um programa de governo que tenha a cara do povo da Bahia”, disse Rui Costa.
Ao explicar a importância da construção coletiva, o pré-candidato petista usou o ditado popular: quem sabe onde está a goteira é quem mora embaixo do telhado.
A união dos diferentes partidos e lideranças em prol da chapa majoritária fez parte do discurso do deputado federal João Leão (PP), pré-candidato a vice-governador. “Essa união de forças é vitoriosa. Estamos construindo com o povo”.
O pré-candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), definiu a elaboração do programa de governo como uma iniciativa democrática. “Para nós, não existe o método velho de elaboração do texto do programa, feito por dois ou três técnicos. Aqui, é o povo decidindo o que precisa ser concretizado nas suas cidades. Essa é a democracia”.
O processo de escuta e diálogo, segundo o senador Walter Pinheiro (PT), será realizado com base na pavimentação da estrada que Jaques Wagner abriu. “A Bahia que estamos construindo é da interiorização. Queremos ampliar o desenvolvimento local”, explicou o senador.
As plenárias já mobilizaram cerca de 21 mil pessoas. Além de participar dos atos, a população pode acompanhar a elaboração do programa e participar por meio da internet; o site é www.pgp2014.com.br. E os perfis nas redes são: Facebook (/PGP2014) e Twitter (@PGP2014BA).