Salvador – Com objetivo de ampliar a discussão sobre a implantação da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Noroeste (CIPE/Noroeste) da Polícia Militar, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), autor da proposta, esteve mais uma vez, acompanhado do prefeito Francisco de Assis (PT) e do vereador Danilo Ramos (PT), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, no Largo dos Aflitos em Salvador, na última sexta-feira, 21, em reunião com o comandante estadual da corporação, coronel Anselmo Brandão, tratando dos detalhes finais e está previsto até o final do mês de novembro seu funcionamento.
“Tudo levando a crer que a sede da CIPE será mesmo em Conceição do Coité, cujo local poderá ser onde funcionava a Creche Titi, que será reformado e ampliado pela Prefeitura de Conceição do Coité, de acordo com as orientações do comando geral da Policia Militar, inclusive já foi visitado pelo major Wellington Morais dos Santos, nomeado para o cargo de comandante da CIPE/Noroeste e as reformas necessárias nos propomos a fazer. A divulgação oficial será feita pelo governador Rui Costa”, falou o prefeito Assis, como é conhecido o chefe do executivo de Conceição do Coité.
Vale lembrar que Coité concorre com a cidade de Euclides da Cunha que também tem interesse pela implantação da especializada, porém tanto Assis quanto o deputado Alex da Piatã passaram para o Comando os motivos que a cidade tem para receber a CIPE. Euclides da Cunha já possui um Batalhão da Policia Militar. Vale ressaltar também que Euclides da Cunha também será assistido pela CIPE Noroeste, pois além do referido município, outras dezenas terão a cobertura. A luta é para que a sede seja em Coité, assim como a CIPE Litoral Norte que atende Coité e região e tem sede em Esplanada – BA.
Desde que tomou conhecimento da iniciativa do governador Rui Costa, juntamente com o Coronel PM Anselmo Alves Brandão, da criação da CIPE/Noroeste, que terá um efetivo entre 80 a 100 policiais militares especializados na prevenção e repressão a crimes contra instituições financeiras, roubo de cargas, veículos e reduzir a ocorrência de crimes violentos letais, o deputado Alex da Piatã, iniciou uma luta para que a sede seja em Conceição do Coité, por se tratar de cidade polo do território do sisal. “A CIPE/Noroeste é semelhante à CIPE/Caatinga e vai ajudar muito do combate à violência”, lembrou o parlamentar Social Democrata.
Operação Distrito – Na mesma audiência, o deputado Alex da Piatã, tratou sobre a segurança no distrito de Salgadália, distante 17 km da sede de Conceição do Coite e solicitou a instalação da operação distrito, com a presença de policiais permanentes e regularidade das rondas nas comunidades em torno do distrito. Segundo informações da PM, a operação distrito realiza dentre outras ações do combate ao crime, abordagens nos bares e ruas, coibindo a prática de poluição sonora.
Santaluz
Na manhã de sábado (22), o deputado Alex da Piatã participou do ato de entrega de uma um veículo Chevrolet, zero quilometro, modelo S-10, cabine dupla, carroceria e instrumentos de ponta que proporcionará maior segurança e eficiência aos policiais militares. O parlamentar destacou a importância do veiculo, se tratando de um município com grande extensão territorial, que ajudará os policiais na melhoria dos serviços, que segundo ele já são bons.
Alex também falou sobre a necessidade de uma força tarefa de toda sociedade, polícia, igrejas e outros organismos não governamentais, na execução de atividades que evitem os jovens entrarem no mundo das drogas e que contribuam com o fortalecimento das famílias. “Sei do importante trabalho que a PM trabalha com o “Policia Comunidade, mas precisamos fazer mais”, finalizou.
O capitão Evódio Oliveira, comandante da 5ª CIA, agradeceu o empenho do parlamentar para chegada desta viatura, mas lembrou de que, em função da dimensão territorial, há necessidade de mais uma. A 5ª CIA de Santaluz é também é responsável pelo policiamento de Valente e São Domingos.
Trabalho social
Em Santaluz, o soldado Herick Oliveira, realiza há sete anos um programa social intitulado “Santaluz, luta Social”, que ensina gratuitamente a pratica do judô e Jiu-Jitsu a um público que varia na faixa etária de 08 a 44 anos. “O objetivo do projeto é levar a disciplina, respeito, treinamento, formar campeões na vida e no tatame.Um esporte onde as pessoas pagam cem reais na mensalidade, no projeto as aulas são gratuitas. Formamos muitos campeões baianos, campeões brasileiro e alguns mundiais, ressaltou Herikinho como é conhecido o PM professor.
Redação CN