Uma das principais ferramentas da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Delegacia Digital, que tem a finalidade de facilitar o registro de ocorrências sem a necessidade da presença física em uma unidade policial, computou desde o primeiro dia de Carnaval de Salvador até as 19 horas desta segunda-feira (04) cerca de 1.400 ocorrências relacionadas a perdas, furtos e extravios de documentos e objetos.
Com 312 casos, a quinta-feira (28) lidera o relatório estatístico da Polícia Civil, em seguida vem a sexta-feira (1º), que teve 292 registros. A lista continua com domingo (03), onde contabilizou 265, segunda (04), com 259 e sábado (2) com 235.
Conforme explicou a delegada Celia Miranda, responsável pela Delegacia Digital, as ocorrências registradas são apuradas pelas unidades competentes. “O fato é investigado e, posteriormente, as delegacias prestam as primeiras orientações ao usuário. Além disso, disponibiliza o e-mail para acompanhar, esclarecer, orientar e encaminhar a ocorrência à pessoa em qualquer parte do mundo”.
Disponibilizado pela Ouvidoria da Polícia Militar, o serviço garante que o folião recupere seu documento de identificação perdido durante os dias de festa. Ao encontrarem, os policiais levam as documentações para o posto da área de atuação, onde no dia seguinte uma equipe da Ouvidoria realiza o recolhimento em todas as unidades. Caso um cidadão também encontre um documento, pode entregá-lo a um PM ou em posto da corporação.
Bahia.ba