O Grêmio segurou a pressão do Bahia na Arena, na manhã e inicio de tarde deste domingo,25, e voltou a vencer após cinco jogos. O clube gaúcho contou com um pênalti polêmico marcado pelo árbitro Bruno Arleu do Araújo no início do segundo tempo e com a pontaria descalibrada dos baianos para fazer o 1 a 0 com Braithwaite. Arleu foi chamado para revisão do lance e manteve a decisão da falta dentro da área de Marcos Felipe no dinamarquês.
Primeiro tempo
O Bahia acumulou oportunidades de gol. Lucho Rodríguez e David Duarte, perderam duas chances, cada. Uma delas após Volpi bater roupa e soltar a bola. Braithwaite teve finalização bloqueada, mas o Grêmio fez pouco na primeira etapa e foi dominado na maior parte do tempo. Com toques de primeira, o Bahia colocou quase ritmo de treino na Arena. Houve protesto da principal torcida do Grêmio, que não cantou até os 30 minutos. Braithwaite perdeu a única chance clara gremista, aos 36. Mas antes do intervalo, Cauly ainda desperdiçaria mais uma oportunidade em uma etapa de domínio do Bahia.
Segundo tempo
O Grêmio voltou ligeiramente melhor em relação ao apresentado no primeiro tempo, mas o Bahia ainda foi o dono das ações, só que com menos opoortunidades claras para balançar as redes. O time gaúcho chegou em boa jogada de Cristaldo para Braithwaite, que caiu após Marcos Felipe sair do gol. Arleu anotou o pênalti, foi ao VAR e manteve a decisão em lance polêmico. Após paralisação de 7 minutos, Braithwaite converteu. Logo depois, Lucho Rodríguez cobrou falta e obrigou Volpi a fazer boa defesa, aos 21. O Bahia pressionou e esteve presente no campo ofensivo o restante do tempo, mas sem conseguir criar muitas oportunidade limpa de finalização. Na melhor delas, Juba, após boa tabela pelo meio, bateu travado e a bola saiu perto da trave. Foram 16 escanteios para o Bahia, para se ter uma ideia. Erick Pulga também fez Volpi trabalhar no apagar das luzes. No fim, Arleu ainda expulsou Caio Alexandre por falta em Villasanti, mas voltou atrás e deu só amarelo.
Pênalti polêmico
O gol do Grêmio saiu em um pênalti polêmico marcado por Bruno Arleu de Araújo. Após jogada de Cristaldo, Braithwaite saiu na cara de Marcos Felipe, tocou na bola e caiu. O árbitro anotou o pênalti ao ver um contato faltoso do goleiro com o dinamarquês. O árbitro de vídeo Marco Aurelio Ferreira chamou Arleu, que manteve a decisão no lance. O comentarista PC de Oliveira, na transmissão, avaliou que não houve a penalidade. Na semana, a arbitragem foi assunto do Tricolor, que teve inclusive reunião na CBF sobre marcações anteriores.
Como fica
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 12 pontos e deu um salto para a 12ª colocação na tabela, a depender do restante dos resultados. Já o Bahia caiu para a 7ª posição e deixou o G-6, já que o Fluminense venceu o Vasco.
O Grêmio enfrenta o Sportivo Luqueño, na Arena, na quinta-feira, às 19h, na última rodada da Sul-Americana. Já o Bahia permanece em Porto Alegre, pois enfrenta o Inter no Beira-Rio, na quarta, às 19h.
Pelo Brasileiro, o Grêmio encara o Juventude, às 16h de domingo, no Alfredo Jaconi, enquanto o Bahia recebe o São Paulo na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no sábado, às 18h30.
Fonte: Globo Esporte