O maratonista José Cássio Oliveira Santos, de 48 anos, conhecido como José Nino, concluirá na manhã deste domingo (24) uma jornada impressionante: saiu correndo do bairro do Morumbi, em São Paulo, no dia 1º de agosto, e percorrerá cerca de 2.060 km até Nova Soure, município do Nordeste baiano onde nasceu. Foram 23 dias de viagem, com uma média aproximada de 90 km por dia.

A reportagem do Calila Notícias acompanhou de perto os últimos trechos da aventura, que foi monitorada também pelo ex-prefeito de Nova Soure, Luís Cássio (Cassinho). Ele informou, na sexta-feira (22), que o atleta estava pernoitando em Santa Bárbara. No dia seguinte, José Nino foi encontrado pela reportagem já na BA-233, entre Serrinha e Biritinga, a poucos quilômetros de completar mais uma etapa.
“É a segunda vez que faço esse percurso correndo. A primeira foi em 2020. Dessa vez, encarei como um novo desafio, mesmo com todas as dificuldades”, disse Nino.

Um percurso de superação
Durante a jornada, o maratonista conta com o apoio do motorista Alan Mota e sua esposa, contratados por R$ 10 mil para garantir a segurança no trajeto. O carro de apoio acompanha de perto com muita atenção e proteção a cada quilômetro, principalmente nos trechos mais movimentados da BR-116, considerada a principal rota até a Bahia.
Segundo Alan, Nino preferiu, já em território baiano, seguir por algumas rodovias estaduais para reduzir os riscos, o que trouxe novos desafios: estradas íngremes, aclives e trechos desgastantes.

“O percurso mais difícil foi a subida de Pé de Serra, em Minas Gerais, uma ladeira de 7 km. Eu não acreditava como ele conseguia, é um vigor físico impressionante. E o mais curioso: ele praticamente não pegou chuva, só aqui na região de Serrinha”, relatou Alan.
Nino também enfrentou os efeitos da longa corrida: perdeu quatro unhas, desenvolveu calos nos pés e presenciou diversos acidentes ao longo do caminho.
Ver essa foto no Instagram
História de vida
Filho de baianos que migraram para São Paulo quando ele tinha apenas um ano de idade, José Nino construiu a vida na capital paulista. Trabalhou como segurança, atua também como padeiro e complementa a renda com a reciclagem de materiais, puxando uma carroça. Casado e pai de dois filhos, contou que a esposa não apoia a aventura, mas já se encontra em Nova Soure com a filha há dois meses, enquanto o filho permanece em São Paulo.
“Eu quis mostrar que é possível superar limites. Não é fácil, mas é algo que levo como missão de vida.”, afirmou.
Chegada e futuro
A chegada triunfal de Nino acontece na manhã deste domingo (24), em frente à Prefeitura de Nova Soure, onde será recebido com entusiasmo por familiares e moradores. Ele deve permanecer cerca de seis dias na cidade natal antes de iniciar o retorno a São Paulo, viagem que será feita de carro, juntamente com a esposa e a filha.
A jornada só foi possível graças a patrocinadores que apoiaram o atleta, divulgados em seu canal no YouTube, onde também compartilhou registros da aventura.
Com uma média de quase 90 km corridos por dia, José Nino entra para a história como exemplo de resistência, superação e amor à terra natal.