O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou, nesta terça-feira (12), as obras de duplicação do trecho da BR-116 Norte que liga Santa Bárbara a Araci. Os trabalhos estavam paralisados desde 2017, mesmo período em que teve início a duplicação do trecho Feira de Santana–Posto Trevo–Santa Bárbara.
O projeto prevê a duplicação de 53 quilômetros da rodovia, com investimento estimado em R$ 2,8 bilhões. Em julho, o DNIT autorizou a desapropriação de 160 áreas localizadas entre Araci e Santa Bárbara, etapa considerada essencial para o avanço das intervenções. O pacote inclui ainda a construção de um contorno de 7 km em Serrinha, que deverá desviar o tráfego pesado do perímetro urbano.
A obra promete beneficiar diretamente motoristas e moradores principalmente da região do sisal, que terão uma viagem mais rápida e segura até Feira de Santana e Salvador. A duplicação a partir de Araci, passando por Serrinha, somada à ampliação do anel de contorno de Feira de Santana — atualmente o principal gargalo para quem segue rumo à capital baiana — deve reduzir significativamente o tempo de deslocamento.
Apesar do anúncio do reinício, o DNIT não divulgou a previsão de conclusão desta nova etapa, que é financiada pelo governo federal.
Redação CN