A pedido da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD), a Assembleia de Carinho está realizando uma força-tarefa junto às prefeituras municipais da Bahia, para que os seus gestores apoiem financeiramente o Hospital Aristides Maltez, entidade que há mais de 70 anos vem atendendo a centenas de milhares pacientes da capital e do interior.
Mantida em Salvador pela Liga Bahiana contra o Câncer (LBCC), o hospital foi inaugurado em 1952, sendo o primeiro na especialidade no Brasil. Atualmente, é a unidade que mais faz quimioterapia pelo SUS e para onde convergem milhares de pacientes do interior da Bahia e do Nordeste. Somente no ano passado, diagnosticou 8.195 novos casos de câncer, realizou mais de cinco mil procedimentos, entre consultas exames e cirurgias e quase dois milhões de procedimentos quimioterápicos.
CAMPANHA
Segundo a presidente da Assembleia de Carinho, Tanisia Coronel, o referido convênio entre as prefeituras e a entidade é estimulado pela ALBA há oito anos. À frente da campanha, ela vem fazendo contato com os gestores, mostrando o trabalho do hospital, o único do Norte e Nordeste no atendimento de alta complexidade contra o câncer, e os números de pacientes do município atendidos, para que eles se incorporem e oficializem suas doações por meio de convênio. A ajuda pode ser em torno de um a dois salários mínimos mensais, a depender das possibilidades do município.
“Atualmente somente 121 municípios mantêm a ajuda à entidade e o nosso objetivo é levar um resultado expressivo de prefeituras conveniadas no dia da inauguração da nova torre do hospital, marcada para o dia 27 de novembro, data nacional do combate ao câncer”, afirmou.
Além dos prefeitos, Tanisia vai mobilizar os parlamentares da Casa, para que eles repassem as informações e convençam aos prefeitos aliados. Também quer envolver as primeiras-damas do município e as mulheres dos deputados, para que se engajem na campanha. “Eu acho que a gente pode, sim, até 27 de novembro, conseguir mais de 300 prefeituras. A causa é justa e vamos correr atrás para isso”, adiantou.
CN | Fonte: ASCOM ALBA