Na tarde deste domingo, Dia da Pátria, Conceição do Coité voltou a celebrar a Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. Mantendo viva uma tradição histórica, cerca de 1.600 estudantes das 69 escolas da rede municipal e aproximadamente 300 do Centro de Ensino Menino Jesus (CEMJ) levaram às ruas apresentações que exaltaram o civismo e a cultura local, reunindo professores, familiares, autoridades e a comunidade em geral.

Três bandas marciais e três fanfarras no desfile da rede municipal
O desfile teve início por volta das 15h e percorreu às ruas Bailon Lopes Carneiro, Praça Dr. José Gonçalves, Marechal Deodoro, João Benevides, Amâncio Mota, Wercelêncio Calixto da Mota e Fonte Luminosa, retornando ao Largo da Matriz e encerrando na Praça da Babilônia. No local, houve o hasteamento das bandeiras, execução do hino de Coité e discursos do secretário de Educação, Egnaldo Oliveira, e do prefeito Marcelo Araújo, acompanhados do vice-prefeito Marquinhos, vereadores e secretários municipais.

Segundo o secretário de Educação, o desfile foi a culminância da segunda etapa letiva, que trabalhou o multiculturalismo nordestino e as raízes históricas da região. Já o prefeito Marcelo Araújo atribuiu o sucesso da celebração ao empenho da equipe da Secretaria de Educação e reforçou o compromisso de investir na formação das crianças e jovens.

Pontos negativos
Apesar da grandiosidade e do brilho do desfile, parte da população apontou como ponto negativo a ausência de homenagens a dois professores da rede municipal que faleceram este ano: Maurício Mendes, em junho, e Edmício Ramos, em agosto. Caberia a homenagem postuma aos dois que por décadas contribuíram com a educação do município, podendo ser através de suas fotos conduzidas pelas escolas onde lecionaram ou mesmo durante os discursos ao lado do Centro Educacional (antigo Centro Cultural).

Outro ponto que a Prefeitura deve corrigir nos próximos anos é a não permissão de veículos no “circuito do 7 de setembro”, assim como já faz com o circuito da Coité Folia e do Natal Luz.
Recordista em desfile de 7 de Setembro – CEMJ fez mais uma belíssima apresentação
Teve um período na história do Dia da Pátria em Conceição do Coité em que o município deixou de realizar o desfile cívico de 7 de Setembro. Foi então que a antiga Escolinha Menino Jesus, sob a direção da saudosa professora Noelinda e do professor Gutemberg Araújo, manteve viva a tradição, levando seus alunos às ruas para celebrar a data. Com o tempo, a Prefeitura retomou a realização do desfile e a instituição, já transformada em Centro de Ensino Menino Jesus (CEMJ), seguiu firme no propósito cívico, consolidando-se como referência no evento.

Atualmente sob a direção de Carol Araújo, filha de Gutemberg e Noelinda, o CEMJ continua a honrar o legado familiar. Neste ano, o tema escolhido foi “Brasil, um livro aberto”, que abordou a literatura brasileira e incluiu destaques da produção literária coiteense, como cordéis e histórias em quadrinhos. A escola ampliou a banda marcial para 51 integrantes e contou com o reforço da Banda Marcial do Mocambo, encantando o público.

Com cerca de 370 alunos, o Centro reafirmou mais uma vez sua importância histórica e cultural no cenário local.