O Solidariedade-BA promoveu, na manhã deste sábado (13), o Fórum de Mulheres na Política, realizado no Hotel Quality, no bairro do Stiep, em Salvador. O evento, iniciado às 8h, reuniu filiadas, vereadoras e pré-candidatas do partido para debater a ampliação da participação feminina na vida pública e na política.
Coordenado pelo presidente estadual do Solidariedade e deputado estadual Luciano Araujo, o fórum teve como objetivo fomentar o empoderamento das mulheres na Bahia e fortalecer sua presença nos espaços de decisão política.
Durante o evento, Luciano Araujo destacou o compromisso histórico do partido com a pauta feminina. “O Solidariedade, tanto em nível nacional quanto no âmbito do Estado da Bahia, sempre investiu e acreditou muito na importância do empoderamento feminino, seja na política institucional ou na iniciativa privada. Anualmente, aqui na Bahia, promovemos encontros voltados para o fomento do ingresso de mulheres na política partidária e institucional”, afirmou o parlamentar e dirigente do partido. “Continuaremos sempre incentivando o ingresso das mulheres na política”, afirmou Luciano Araujo.
Durante a programação, o público acompanhou a palestra “A Potência Invisível: Inteligência Emocional como Ferramenta Estratégica para Mulheres que Lideram Políticas Públicas”, ministrada por Vanuza Nascimento, especialista em Desenvolvimento Humano e liderança feminina. Em sua exposição, a palestrante abordou a inteligência emocional como ferramenta estratégica para o fortalecimento da atuação feminina na formulação e condução de políticas públicas.
Também participaram como palestrantes parlamentares filiadas ao partido, como a vereadora Evinha Oliveira, de Paulo Afonso e a vereadora Juliana Conceição, de Santo Amaro. A jornalista Clara Sena, ex-vereadora de Catu e atual diretora técnica da Prefeitura Municipal de Catu, também marcou presença.
As participantes levaram reflexões sobre o papel da mulher na política, os desafios enfrentados nos municípios e a importância de ampliar a presença feminina na gestão pública e nos espaços de tomada de decisão.
O encontro integra a agenda de debates promovida pela legenda com foco no fortalecimento da participação feminina na política institucional.
O Solidariedade/ Bahia realiza anualmente encontros voltados para mulheres que atuam na política e na militância, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da representatividade feminina.
Em nível nacional, o partido conta com a Secretaria Nacional da Mulher, que incentiva a participação feminina em ações políticas voltadas à garantia e à ampliação dos direitos das mulheres. De acordo com o partido, a Secretaria “fortalece uma luta histórica e contínua das mulheres e busca promover uma agenda que dê visibilidade às ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das mulheres no Brasil”. A Secretaria Nacional da Mulher do Solidariedade é comandada por Maria Aparecida dos Santos.
Da Assessoria




