Ex-deputado estadual Luis Pedro Irujo, figura com destacada trajetória na vida pública baiana, esteve em Valente na manhã deste domingo, 14, para prestar solidariedade e homenagear um amigo que marcou profundamente sua vida: Nenezinho. A presença teve caráter pessoal e afetivo, marcada por lembranças, gratidão e reconhecimento a uma amizade construída ao longo de décadas.
Quando deixava o cemitério, o diretor da Rede Nordeste de Comunicação conversou com a equipe do Calila Notícias sobre sua aparição na região, algo que não acontecia há cerca de três décadas, quando deixou a vida pública.

Antes mesmo de falar como liderança política, Luiz Pedro falou como amigo. “Nenezinho foi uma amizade. Uma amizade que eu não podia deixar de vir aqui para dar essa homenagem”, afirmou. Ele lembrou que o vínculo com a família começou por meio de Aroldo Cedraz, filho de Nenezinho, atualmente com o cargo de ministro do TCU e que, desde então, sempre se sentiu acolhido. “Quando eu vinha como deputado estadual, eu não me considerava um visitante e sim, um membro da família”, disse.

Luiz Pedro destacou ainda os conselhos recebidos de Nenezinho no início da trajetória pública, quando tinha apenas 26 anos. Segundo ele, a experiência de vida do amigo, dentro e fora do serviço público, serviu de esteio e de norte para muitas decisões tomadas ao longo da vida. Valente, conforme relatou, sempre foi seu ponto de apoio no território sisaleiro, lugar onde se sentia em casa.
Luiz Pedro foi diretor executivo da TV Itapuã, hoje Record Bahia, foi conselheiro da Associação Baiana de Emissoras de Rádio e Televisão da Bahia, ABART, 1985-1987 e presidente da ABART, fev./abr. 1986. Presidente do Sistema Nordeste de Comunicação de Rádio Difusão, com destaques para às rádios Itapoan FM, Subaé AM e Nordeste FM.
Foi eleito deputado estadual Constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, de 1987-1991; licenciou-se para concorrer ao governo do Estado pelo PRN, de 24/05/1990 a 05/10/1990. Em 1994 tentou novamente a vaga de deputado, mas não obteve êxito. Ele lembrou que na época teve uma votação muito boa, superior a de oito deputados que garantiram vaga na época, mas acabou ficando de fora por conta de legenda. Não informou o partido que concorreu.
Ex-prefeitos e sobrinho deputado relembram trajetória e legado de Nenenzinho em Valente
Durante a homenagem, o Calila Notícias ouviu também lideranças que ajudaram a construir a história política do município.
O ex-prefeito Gelson Carneiro falou sobre Nenezinho, destacando sua liderança, capacidade de diálogo e o respeito que construiu ao longo dos anos. Segundo ele, Nenezinho deixou um legado que vai além das gestões administrativas, permanecendo vivo na memória política e social do município. Nenenzinho ‘foi quase tudo’ em Valente, mas a setor de saúde é indiscutivel, mesmo sendo autoditada, um profissional acadêmico como Dr. Gelson destacou suas qualidades.
“Ele atuou muito como farmacêutico, isso ai, pela falta de médico na região ajudou demais o município de Valente. Era uma pessoa autodidata, ele estudava não fazia charlantarismo, orientava, medicava, mas dentro daquilo que ele podia fazer, isso consequentemente gerou muito benefício para á população de Valente e de cidades vizinhas”, destacou Dr. Gelson.

O ex-prefeito de Coité Éwerton Rios D’ Araújo Filho, popularmente conhecido por Vertinho, disse que Nenenzinho deixa uma grande história em Valente e ele compara o ex-prefeito valentense a Hamilton Rios de Araújo, ex-prefeito de Coité. Homem sério, competente, responsável, organizado, e sempre alcançou seus objetivos. “O sonho dele era ser prefeito da terra dele, disputou três eleições seguidas sem conseguir êxito, mas ele dizia, não morro sem ser prefeito de Valente. Virou prefeito do município fez um grande trabalho, passou a bola para outros aliados que realizaram o mesmo trabalho que garantiram o desenvolvimento de Valente tendo Nenenzinho como lider respeitado”, afirmou Verinho.
Luciano Araújo lembra o tio como referência familiar e orientador
O deputado estadual Luciano Araújo, sobrinho de Nenezinho, destacou o papel central do tio dentro da família. Ele ressaltou o cuidado constante com os filhos, sobrinhos e demais familiares, lembrando que sempre foi orientado por Nenezinho em decisões importantes da vida.
“Nenezinho foi um homem honrado, respeitado em toda a Bahia como homem público, que fez da política um verdadeiro instrumento de serviço. Sua trajetória foi marcada pela seriedade, pelo compromisso com o povo e pelo amor à sua terra, Valente”, destacou Luciano que publicou no Instagram uma foto comemorando a vitória de Nenenzinho.
Ver essa foto no Instagram




