O município de Itiúba é o único entre os 20 que compõem o Território do Sisal a manter viva a tradição do Carnaval dentro do calendário oficial da folia, realizado simultaneamente em todo o país. A festa momesca acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
O que mais chama a atenção é a grade de atrações, formada majoritariamente por artistas de gêneros musicais voltados ao arrocha romântico, como Tayrone, Silvano Salles e Thiago Aquino, nomes bastante populares no estado.
A programação inclui ainda Nelson Nascimento, com a “Pizadinha”, o forró romântico da banda Limão com Mel e a seresta do Rasta. A banda Bronkka será a única atração a levar para o palco um repertório mais característico do Carnaval baiano.
Nos intervalos entre os shows, o comando ficará por conta do Zé Paredão, que promete animar o público com um mix musical dos grandes sucessos do Carnaval de Salvador.
As Derrubadas, evento que abre oficialmente o Carnaval de Itiúba, acontecem na sexta-feira de Carnaval reunindo alegria, cultura e identidade popular. Este ano tem novidade: a Lavagem da Ladeira do bairro do Alto, fortalecendo ainda mais o simbolismo e a valorização da cultura carnavalesca.
O Calila Notícias não conseguiu contato com a organização do evento para comentar sobre a escolha das atrações. No entanto, com base em edições anteriores, a justificativa apresentada foi a dificuldade de contratar bandas que se apresentam em Salvador durante o período carnavalesco, devido aos cachês elevados. Já os grupos do interior que ganham projeção costumam optar por cumprir agenda em outros estados.
Cidades de maior porte, como Itabuna — que realizou o Carnaval na semana passada — e Juazeiro, que promove a festa neste fim de semana, adotaram datas alternativas justamente para evitar a concorrência direta com Salvador, considerada o maior Carnaval de rua do mundo.



