Novo papa Leão 14 já esteve no Brasil; veja como foi

Viagens ao país ocorreram quando ele ainda era padre-geral dos agostinianos; CNBB comenta relação com o país

O papa Leão 14, eleito nesta quinta-feira (8) em um Conclave que durou apenas dois dias, no Vaticano, já esteve no Brasil. As visitas ocorreram quando ele ainda era padre-geral dos agostinianos. Foi em Belo Horizonte (MG), em 2012, e em Guarulhos (SP), em 2013. Houve ainda passagens por Campinas (SP) e Rio de Janeiro.

Na Grande BH, o então padre Robert Francis Prevost celebrou uma missa e presidiu a profissão solene (votos solenes) de três freis agostinianos, entre eles o frei Felipe da Cruz. Segundo relata o jornal Estado de Minas, o novo pontífice pareceu ao frei uma “pessoa agradável, sensível e de perfil discreto”.

“Ele tem uma sensibilidade que acho que construiu e desenvolveu muito pelo contato com os latino-americanos. A maior parte da sua vida pastoral ele realizou no interior do Peru. O jeito de ser da Igreja latina, essa proximidade com as pessoas, com as comunidades, acho que marcou muito a personalidade do agora papa Leão 14”, disse o frei ao jornal.

O novo papa faria uma nova visita ao país neste ano. Ele participaria da 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que seria realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio. As passagens já estavam até compradas.

O evento foi adiado após a morte do papa Francisco, em 21 de abril. Caso fosse realizado, o agora papa Leão 14 seria o pregador durante o retiro espiritual de 10 dias do qual participam os bispos. “Provavelmente ele já tinha as meditações feitas. Vamos ver se a gente consegue resgatar com ele as meditações para o nosso retiro”, disse o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (