Na noite da última segunda-feira (6), o advogado criminalista baiano Alonso Guimarães, especialista em Tribunal do Júri, foi duplamente homenageado em cerimônia realizada na Casa dos Açores, no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) e pela Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo (FALASP).
Durante a solenidade, o jurista recebeu o Selo de Referência Nacional – categoria Diamante Azul, na área de Advocacia e Justiça, em reconhecimento ao seu destaque e atuação no Tribunal do Júri. A honraria é concedida apenas a profissionais que mantêm excelência reconhecida nacionalmente e que já tenham sido agraciados com o selo por quatro anos consecutivos.
Na mesma noite, o advogado também foi contemplado com a Comenda “Pero Vaz de Caminha”, concedida pela FALASP. O título de Comendador, uma das mais altas distinções da entidade, celebra personalidades que contribuem de forma significativa para a cultura, o direito e o fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal.
Em discurso de agradecimento, Dr. Alonso Guimarães expressou sua gratidão e destacou o significado das homenagens:
“Com muita felicidade agradeço a Deus, à Espiritualidade, à ANCEC e à FALASP por estas honrarias. Este selo de referência nacional descreve o nosso compromisso profissional com a qualidade de nosso serviço como advogado criminalista no Tribunal do Júri. A Comenda Pero Vaz de Caminha retrata a amizade entre o povo do Brasil e o de Portugal. É uma grande honra ter nosso trabalho atravessado o Atlântico e ser bem avaliado. Uma grande honraria ser Comendador no Brasil. Muito obrigado.”
Com uma carreira marcada por atuações de destaque na área criminal, Alonso Guimarães reafirma, com essas conquistas, sua relevância no cenário jurídico nacional e o reconhecimento pelo compromisso ético e técnico em sua trajetória profissional.
O evento contou com a presença de grandes personalidades como: Giovana Cordeiro, Adriana Birolli, Pamela Tomé, Carol Castro e Davi “Sambarelove”.
