Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que decidiu anular três questões do Enem 2025 após serem levantadas suspeitas de vazamento nas redes sociais. Um professor do Ceará chamado Edcley S. Teixeira chegou a publicar algumas perguntas similares às aplicadas no exame e chegou a dizer estava fazendo uma previsão baseada no que chamou de “engenharia reversa”.
Apesar dessa justificativa, as reclamações e acusações de um suposto vazamento ganharam força e levaram o Inep a agir.
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que decidiu anular três questões do Enem 2025 após serem levantadas suspeitas de vazamento nas redes sociais. Um professor do Ceará chamado Edcley S. Teixeira chegou a publicar algumas perguntas similares às aplicadas no exame e chegou a dizer estava fazendo uma previsão baseada no que chamou de “engenharia reversa”.
Compartilhar
Apesar dessa justificativa, as reclamações e acusações de um suposto vazamento ganharam força e levaram o Inep a agir.
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025. Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, afirmou o órgão em nota.
O instituto também informou que acionou a Polícia Federal para apurar possíveis quebras de confidencialidade.
“A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida. “O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, ressalta o comunicado.
O Inep ainda reafirmou a “isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025 e explicou que Enem utiliza um método conhecido como Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados, que consiste em estudantes participarem de pré-testes e terem contato com itens que podem compor o Enem.
Fonte: Band




