Todos os dias, pelo menos nove pessoas morrem em decorrência de ações policiais no Brasil. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (28) no 10º Anuário de Segurança Pública. Segundo informações do jornal britânico “The Guardian”, entre os anos de 1990 e 2014 foram registradas 55 mortes em operações policiais na Inglaterra e País de Gales, que juntos têm uma população de 56 milhões de habitantes.
Ou seja, a cada seis dias, o número de mortos pela polícia no Brasil se iguala ao desses países do Reino Unido em mais de 20 anos. Em comparação com outras nações europeias, os números do Brasil são ainda mais expressivos. De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, na Islândia, um país de 320 mil habitantes, em 72 anos apenas uma pessoa foi morta pela polícia.
De acordo com o professor de Sociologia da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, Paul Hirschfield, o fato de boa parte das polícias europeias não usarem armas de fogo favorece o baixo índice de mortes nas ações.
“A polícia é forçada a encontrar saídas não letais, o que lhe dá mais legitimidade”, disse o pesquisador à Folha. Além disso, Hirschfield aponta a qualidade do treinamento dos policiais como outro fator de redução da violência nas intervenções.
Fonte: Correio24horas