A paixão pelo Esporte Clube Bahia ultrapassou fronteiras e levou quatro torcedores de Conceição do Coité até Medellín, na Colômbia, para acompanhar de perto o decisivo confronto do Tricolor contra o Atlético Nacional, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América, logo mais às 19h desta quarta-feira, 14, horário de Brasília, 17h horário local.
O grupo de coiteenses é formado pelo representante comercial Cazuza Delton e pelos advogados João Paulo Resedá, Edevaldo Júnior e João Victor Trabuco. Unidos pelo amor ao Bahia, eles embarcaram na madrugada da última terça-feira (13), às 03h, em Salvador. A viagem exigiu resistência: foram mais de 14 horas de trajeto, com escalas em São Paulo e Lima, capital do Peru, até o desembarque em Medellín às 15h30 no horário local — duas horas a menos em relação ao fuso de Brasília.

Os torcedores fazem parte de uma pequena, mas vibrante legião tricolor que estará no Estádio Atanasio Girardot. Apesar da limitação de ingressos para visitantes — que já estão esgotados — o Bahia não estará sozinho na Colômbia. Cazuza Delton, que vem compartilhando sua rotina com o Calila Notícias desde a compra das passagens, revelou detalhes da logística e da expectativa para o confronto. Segundo ele, o ingresso custou 120 mil pesos colombianos, o equivalente a cerca de R$ 185.
“Vale cada centavo. Ver o Bahia em uma Libertadores depois de tanto tempo é histórico. Essa viagem vai ser contada para os nossos filhos e netos”, afirmou Delton, emocionado.

“Eles não perdem aqui tem muito tempo, mas também a gente sabe das nossas qualidades. Vamos pra cima deles”, disse Júnior bastante confiante em um resultado positivo.
João Paulo disse que já teve a oportunidade de acompanhar o Bahia em outros estados brasileiros, mas esta viagem internacional é algo inédito como torcedor. ” Já tinha saído do Brasil para passeios, mas para torcer para o Tricolor é a primeira. É uma experiência diferente, porque a gente fica com àquela angustia por uma classificação inédita. Ficamos tensos também com outras histórias extra-campo contra brasileiros, mas nosso foco principal é sair daqui, comemorando a classificação”, afirmou Resedá.
“A expectativa é positiva. Temos um grande time que pode, sim, dar fim a invencibilidade do Atlético Nacional em casa. Estou vivendo um sonho, acompanhando o Bahia na libertadores”, disse João Victor.
O duelo contra o Atlético Nacional pode selar a classificação do Tricolor para a próxima fase da competição, dependendo da combinação de resultados com outro jogo do grupo. A missão, no entanto, é das mais desafiadoras: o time colombiano não sabe o que é perder em casa há impressionantes 28 partidas.
Apesar do favoritismo dos donos da casa, os torcedores baianos mantêm a confiança. “Temos um time competitivo e uma torcida que acredita. Estamos aqui para fazer história com o Bahia”, disse Delton.
Com 34 anos de ausência na maior competição do continente, o retorno do Bahia à Libertadores se torna ainda mais significativo. E a presença dos quatro torcedores de Conceição do Coité é prova de que o amor pelo clube supera distâncias, obstáculos e fusos horários.
Vale lembrar que o Tricolor está no Grupo F da Libertadores, considerado o mais dificil, ainda assim entra em campo contra o Atletico Nacional na liderança com 7 pontos, seguido do proprio time colombiano com 6, Internacional é o terceiro com 5 e na última o Nacional do Uruguai. Todos com chances de conquistar o primeiro e segundo lugares que passam para ás oitavas da competição.