Com as presenças do senador Angelo Coronel (PSD) e da deputada federal Alice Portugal (PC do B), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, na manhã desta segunda-feira (1º), profissionais de educação física pelo terceiro ano consecutivo. O ato foi promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (Cref13/BA), com apoio do deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD), em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. A profissão celebra 27 anos de regulamentação.
Condecorado com a Comenda Benemérita da Bahia pelo apoio decisivo à luta pelo reconhecimento da profissão e pela instituição do piso salarial da categoria, Angelo Coronel destacou a relevância da área. “Parabenizo todos os educadores físicos da Bahia e do Brasil”, afirmou ele. “Essa é uma profissão muito importante, porque ajuda as pessoas a prevenir doenças. Quando praticamos educação física, estamos colocando saúde no corpo. Nada melhor do que estar aqui aplaudindo e comemorando este dia tão significativo”.
PISO SALARIAL
Relatora do PL 2532/2022, que altera a Lei nº 9.696/1998 para instituir o piso salarial nacional dos profissionais de educação física, Alice Portugal também foi agraciada com a Comenda Benemérita. Ela disse ter recebido a honraria “com muita alegria” e ressaltou a dimensão da atuação desses profissionais. “O educador físico tem uma ação multifuncional. Ele pode ser professor, bacharel em academias, atuar em trabalhos individuais, na pesquisa e, acima de tudo, é um profissional que zela pela saúde da população. Precisa de valorização”, afirmou.
A parlamentar afirmou que tem atuado na Câmara dos Deputados em defesa do piso salarial e das garantias profissionais da categoria. “O objetivo é que o educador físico seja valorizado e reconhecido, dentro da equipe multidisciplinar de saúde, como profissional fundamental para a preservação da saúde das pessoas”, acrescentou.
RECONHECIMENTO
Para o diretor-geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, a data merece ser celebrada porque o profissional de educação física “cuida da saúde física e mental da população, garantindo qualidade de vida”. Ele lembrou que o governo estadual mantém diversos programas e ações na área, através da Sudesb e a Secretaria da Educação, que envolvem a contratação de educadores físicos.
“Só na Sudesb são mais de 300 profissionais contratados em diferentes programas”, afirmou Vicente Neto. Sobre o piso, condições de trabalho e planos de carreira, ele explicou que o Estado acompanha a discussão no Congresso Nacional “porque é um debate de âmbito federal”.
Já o presidente do Cref13/BA, Rogério Moura, destacou que a principal bandeira da entidade é a defesa da sociedade, por meio da fiscalização do exercício profissional — prerrogativa assegurada pela lei que regulamentou a atividade há 27 anos. Ele comparou a prática de exercícios sem orientação profissional à automedicação, alertando para os riscos à saúde. Atualmente, o Conselho reúne cerca de quatro mil entidades jurídicas e 22 mil profissionais registrados.
HOMENAGENS
Na solenidade, receberam a Medalha de Mérito Carlos de Souza Pimentel os profissionais Marion Andrade Dias, Joaquim Maurício Cedraz Nery, Luis Carlos Silva Lima e a Academia Dália Acqua Sport. Já a Comenda Benemérita da Bahia foi concedida, além de Angelo Coronel e Alice Portugal, à jornalista Juliana Guimarães, da Band TV, e à Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).
Compuseram a mesa da solenidade o senador Angelo Coronel, a deputada Alice Portugal, o conselheiro Evilacio Jocas — representante do presidente do Conselho Federal de Educação Física — e Rogério Jean Moura Gonçalves, presidente do Cref13/BA.
CN | Fonte: ALBA