Território Semiárido Nordeste II – O ex-prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB), confirmou neste domingo (21), durante agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Pedro Alexandre, que será candidato a deputado estadual pelo MDB nas eleições de 2026.
A decisão vinha amadurecendo desde 13 de outubro de 2024, quando Carlinhos completou aniversário e recebeu duas ligações pessoais do governador. Na primeira, às 7h da manhã, Jerônimo o parabenizou e destacou o êxito da sua articulação política nas eleições municipais, quando apoiou o sucessor e obteve votação expressiva. Ainda durante a ligação, revelou que havia participado de uma reunião com o senador Jaques Wagner e com o ministro da Casa Civil e ex-governador Rui Costa, tratando sobre candidaturas para 2026.

Segundo Carlinhos, Jerônimo reconheceu o peso da sua liderança regional e o convidou a disputar a eleição. O governador lembrou que, no passado, a região chegou a ter cinco deputados estaduais e hoje conta apenas com dois, reforçando a necessidade de ampliar a representação.
Reconhecimento pelo trabalho eleitoral
Carlinhos Sobral foi apontado pelo governador como peça fundamental na sua vitória em 2022, especialmente pela coordenação regional. A sede política de Sobral, em Coronel João Sá, chegou a ser palco de um dos maiores comícios regionais da campanha.
Ele também lembrou que, ao apoiar o seu sucessor, Carlinhos Grande (MDB), alcançou uma vitória expressiva: o candidato obteve 64,23% dos votos, o equivalente a 8.271 votos, contra o ex-prefeito Romualdo (PP), que registrou 35,77%, ou 4.600 votos.
“Recebi esse convite com muita seriedade, porque tudo que faço na vida, seja na política ou no setor empresarial, eu levo a sério. Acredito que tenho condições reais de ser eleito, porque nasci com o dom de servir às pessoas”, declarou Carlinhos ao Calila Notícias.

Histórico político no MDB
Carlinhos reforçou que o MDB é o único partido em que sempre militou. Pelo partido, disputou sete eleições, vencendo seis delas. Agora, projeta transformar a sua trajetória municipal em representação estadual, destacando o potencial da região. “Estamos falando de um território com cerca de 300 mil votos. Com trabalho, diálogo e unidade, é possível construir uma representação forte”, afirmou.
Exemplo em Pedro Alexandre
Durante a entrevista, Carlinhos citou o exemplo do município de Pedro Alexandre. No primeiro turno da eleição de 2022, o prefeito Iury não apoiou Jerônimo. A coordenação da campanha ficou a cargo do então vice-prefeito Lázaro de Abraão (MDB). Mesmo assim, o governador alcançou 3.355 votos. Já Lázaro, em sua eleição para prefeito o ano passado, conquistou 3.830 votos, demonstrando a força da articulação local liderada pelo grupo do MDB.
Depoimento de Lázaro de Abraão
Ao lado de Carlinhos e na presença do governador Jerônimo Rodrigues, o ex-vice-prefeito de Pedro Alexandre, Lázaro Jesus dos Santos, o Lázaro de Abraão, destacou a importância do ex-prefeito de Coronel João Sá. Ele lembrou que, mesmo quando não estava no comando da prefeitura, Carlinhos sempre foi solidário com o povo, especialmente em momentos difíceis em que a gestão municipal “deixava espaço e as pessoas sofriam muito”.
Morador do bairro Morada Nova, Lázaro afirmou ser testemunha da contribuição de Carlinhos com toda a região, não apenas como político, mas como cidadão comum. “Carlinhos é um grande líder. Ele sempre estendeu a mão para nossa gente e agora, nessa missão de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, estarei caminhando junto com ele, porque acredito que será um verdadeiro representante da região”, declarou.
A região que Carlinhos propõe representar com mais intensidade
A área que Carlinhos Sobral pretende representar — incluindo municípios como Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Glória, Sítio do Quinto, e outras localidades limítrofes com Sergipe e Alagoas — caracteriza-se por uma realidade marcada pelo semiárido, com vegetação de caatinga, fortes limitações no acesso à água, estradas carentes de melhorias e uma economia baseada na agricultura de subsistência, pecuária e comércio local.
Apesar das dificuldades, trata-se de uma região de forte identidade cultural, de população resiliente e de grande potencial quando recebe atenção do poder público. É também um ponto estratégico, pois integra a Bahia ao eixo de desenvolvimento do Nordeste que envolve Sergipe e Alagoas.