O prefeito Carlos Matos (Carlinhos), do União Brasil, protagonizou um dos momentos mais marcantes da visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade de Riachão do Jacuípe, na tarde de sábado (08). Em seu discurso, o gestor chamou a atenção pela postura de equilíbrio e respeito institucional, pregando união, civilidade e foco na administração pública acima das disputas políticas.

Diante de uma grande plateia e de lideranças estaduais e locais, Carlinhos destacou a importância do encontro e da presença do governador no município. “Seja bem-vindo, governador Jerônimo”, disse em tom firme e emocionado, arrancando aplausos ao abraçar o chefe do Executivo baiano no palanque, enquanto um grupo tentava intercalar com vaia.
O prefeito ressaltou que aquele momento representava a grandeza de Riachão do Jacuípe e o compromisso de todos com o bem comum. “Fui eleito para administrar o município, e o governador foi eleito para governar o Estado. Cada um cumpre sua missão. Não há espaço para briga, mas para trabalho e respeito”, afirmou.

Durante o discurso, Carlinhos reforçou que, embora existam diferenças partidárias, o dever de servir ao povo está acima de qualquer divergência. “Deixamos a disputa local para o momento da eleição. Aqui não cabe desunião, aqui tem que haver civilidade. Adversários políticos, sim; inimigos, não”, declarou.
Ao mencionar o tema da convivência política, o prefeito citou como exemplo o ex-prefeito Zé Filho, a quem derrotou nas eleições de 2024. Em um gesto simbólico e inesperado, Carlinhos estendeu a mão para Zé Filho, que também estava no palanque, pegando-o de surpresa. O cumprimento arrancou aplausos e foi interpretado como um sinal de maturidade e pacificação política no município.
Ver essa foto no Instagram
O evento também foi marcado por uma união inédita das forças políticas de Riachão. O deputado Alex da Piatã (PSD) destacou que nunca antes todas as lideranças locais haviam dividido o mesmo palanque. Estiveram presentes quase todos os ex-prefeitos vivos do município — Laurinho, Zé Raimundo, Zé Filho e Tânia Matos — com ausência apenas de Zé de Tusa, além de vereadores e deputados de diferentes correntes partidárias.
A prefeita de Pé de Serra, Zeide Rios também do União Brasil participou e elogiou a postura do gestor riachãoense: “A política precisa ser feita com civilidade, diálogo e respeito. O que vimos aqui hoje é um exemplo disso”, declarou.

A cena foi considerada uma demonstração de maturidade política e da capacidade de diálogo tanto do prefeito Carlinhos quanto do governador Jerônimo Rodrigues, que conseguiram reunir em um mesmo espaço líderes de grupos historicamente opostos no município.
Em Conceição do Coité, também no sábado, só que pela manhã, o governador esteve presente, mas foi recebido pelo vice Marquinhos de Renato do Solidariedade, que em seu disxurso disse que o prefeito Marcelo tinha um compromisso de viagem e ele estava o representando. Detalhe: na noite anterior até por volta das 22h30 o gestor inaugurava o Centro Administrativo que levou o nome do seu pai, Hamilton Rios de Araújo, e o público presente não “engoliu” a justificativa.
Riachão do Jacuípe II — Governo da Bahia realiza entregas, autoriza obras e anuncia investimentos superiores a R$ 200 milhões



