A Neoenergia Coelba informou, por meio de nota, que irá notificar os provedores de telefonia e internet que operam na Rua Marechal Deodoro, no centro comercial de Feira de Santana, para que adotem as providências cabíveis em relação às suas fiações. Na tarde de segunda-feira (15), um incêndio em fiações se alastrou destruído dois veículos que estavam estacionados na rua.
Na nota enviada ao Acorda Cidade parceiro do Calila, a Neoenergia Coelba informou que as chamas tiveram início em caixas e fios de operadoras que atuam de forma irregular, conhecidas como “Gatonet”, e acabaram atingindo a rede elétrica da região.
Por causa da ocorrência, a distribuidora suspendeu temporariamente o fornecimento de energia na localidade para garantir a segurança da população. Equipes da empresa permanecem no local realizando os reparos necessários nos cabos elétricos danificados.

De acordo com resolução conjunta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telefonia e internet é das próprias operadoras, que são proprietárias dos equipamentos.
Ainda segundo a distribuidora, para reduzir os impactos causados por provedores irregulares, foi criada a Operação Gatonet. Em 2025, a ação já resultou na remoção de 72 toneladas de cabos em Feira de Santana, além de 1.614 caixas clandestinas.
Incêndio
Na tarde de segunda, a fiação de um poste na Rua Marechal Deodoro, no centro comercial de Feira de Santana, pegou fogo e incendiou dois carros, um de modelo Celta e outro Voyage. Os veículos estavam estacionados próximos ao poste. De acordo com testemunhas ouvidas pelo Acorda Cidade, o fogo começou por volta das 13h30 e os bombeiros chegaram por volta das 14h20.
Segundo uma testemunha que não quis se identificar, as chamas começaram na fiação de um poste, desceram pelos fios, e alcançaram um carro. Em seguida, o veículo que estava ao lado do primeiro carro também pegou fogo.
Uma das vítimas
Alisson Souza é consultor de vendas de uma das lojas na Marechal Deodoro e dono do Voyage, que teve perda total. Segundo Alisson, que sempre estaciona o carro por volta das 7h30 para ir trabalhar, o veículo estava com o seguro vencido.
O consultor acredita que o incêndio foi causado pela situação dos fios elétricos e dos postes da rua. “Vários postes, gambiarras, muito fio de internet, esse descaso”.
A dona do outro veículo estava no local, mas não quis dar entrevista, pois estava muito abalada com a situação.




