Após afirmar que imporá uma tarifa de 50% a todos os produtos brasileiros vendidos para os EUA e usar o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como justificativa, o governo de Donald Trump passou a mirar o Pix. A deminsitração norte-americana abriu uma investigação comercial contra o Brasil e citou o sistema de pagamento como uma possível prática “desleal”.
O inquérito foi anunciado pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), que afirmou que “o Brasil também parece envolver-se em uma série de práticas desleais em relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a promover seu serviço de pagamento eletrônico desenvolvido pelo governo”.
Anteriormente, o governo Trump já havia tentado algo parecido com a Indonésia, qua adotou um sistema de pagamentos que lembra o Pix.
QRIS: como funciona o “Pix indonésio”
O sistema indonésio é apelidado de QRIS e funciona por meio de QR codes. Com eles, o consumidor consegue realizar pagamentos instâtaneos. Ele foi adotado para facilitar pagamentos naquele que é o quarto país mais populoso, com mais de 279 milhões de habitantes.
O governo Trump aplicou uma tarifa de 32% ao país asiático e citou o QRIS como algo que “prejudicava” empresas norte-americanas.
“As empresas dos EUA, incluindo prestadores de serviços de pagamento e bancos, manifestaram preocupação pelo fato de, durante o processo de elaboração do sistema de QR code, as partes internacionais interessadas não terem sido informadas da natureza das potenciais alterações e nem terem tido a oportunidade de explicar suas opiniões sobre este sistema”, afirmou a USTR.
Mais tarde, os governos dois países anunciaram um acordo para a redução das taxas para 19%.
Fonte: Band