A cidade de Conceição do Coité, no Território do Sisal da Bahia, foi palco de uma emocionante celebração no último domingo, 20 de julho de 2025. O padre Antônio Elias Souza Cedraz comemorou seus 81 anos de vida e 50 anos de missão sacerdotal com uma grande festa religiosa e cultural, que reuniu fiéis, autoridades, amigos e admiradores de diversas regiões do Brasil.
Missa de Ação de Graças lota Igreja Matriz
A programação começou pela manhã com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que ficou pequena diante da multidão presente. Fiéis de paróquias da Diocese de Serrinha, da Arquidiocese de Feira de Santana e de outras regiões do Nordeste marcaram presença. Destaque para caravanas vindas de Pernambuco — de Calçado, Lajedo e Jaboatão —, de Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE) e outros locais onde o padre Elias desenvolveu trabalhos pastorais e educacionais ao longo de sua trajetória.
A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Serrinha, Dom Hélio, e contou com a participação de diversos membros do clero. A homilia foi conduzida pelo monsenhor Luiz Rodrigues, da Arquidiocese de Feira de Santana, que também celebrou aniversário na data e é considerado um nome marcante na história de Coité.
Entre as autoridades presentes estiveram o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e o assessor do governador Jerônimo Rodrigues, Yulo Oiticica, que representou o chefe do Executivo baiano.
Sarau e atrações culturais celebram vida e missão
À tarde, a festa continuou com um grande sarau na quadra poliesportiva do Colégio Educandário Divino Mestre, transformado em um espaço de celebração da vida e da cultura. O evento contou com apresentações musicais, declamações de poesia, testemunhos e homenagens ao padre Elias.
A condução do sarau ficou por conta do poeta Fredson Costa, e a programação teve a participação de artistas locais e convidados especiais, como a Orquestra do Sisal, Orquestra Santo Antônio, Orquestra das Meninas (OSA/Coité), Mandinho, Ivan Costa, Ju Ferraz, Escola de Capoeragem do Mestre Samurai, grupo da UATI-UNEB/Coité, além de Miudinho e Maria, Eugênio Brasil, Gildásio Moraes e o ex-aluno Tadeu Machado, vindo de Aracaju.
Também estiveram presentes representantes do Governo da Bahia e do Poder Judiciário da Comarca de Conceição do Coité, reforçando a importância e o respeito conquistados por padre Elias ao longo de seus 50 anos de sacerdócio.
Um testemunho de fé e compromisso com a comunidade
Emocionado, padre Elias agradeceu a todos e todas com brilho nos olhos e palavras de gratidão. Seu legado foi celebrado como exemplo de fé, resiliência, empatia e compromisso com a justiça social.
O evento, repleto de simbolismo e afetividade, reafirmou o papel do sacerdote como referência espiritual e humana para diversas gerações. “Esperançar o Bem Viver com paz, justiça social, amor e alegria” foi a mensagem que ecoou durante toda a comemoração.
CN | Texto/Relato: Fredson Costa – (Poeta, ativista cultura, arte/comunicador e amigo do Pe. Elias).
Fotos: Robson Almeida / Paulo Marcos.